Por Antonio Kanova
Da Página do MST

Durante os dias 26 a 28 de maio, a Rede de Sementes Agroecológicas Bionatur realiza seu 7° encontro nacional de sementes agroecológicas, no Assentamento Roça Nova, município de Candiota (RS).

Espera-se a participação de cerca de 400 pessoas de todo o país, além de agricultores uruguaios, que vem socializar suas experiências em agroecologia. O objetivo é possibilitar a troca de experiências, produtos e sementes, além de desfrutar da produção agroecológica exposta por assentados, como geleias, café, artesanatos, entre outros.

A mística de abertura afirmou o caráter do encontro de defender as sementes crioulas como patrimônio dos povos e combater o modelo do agronegócio que visa o lucro e a exploração da terra.

Para Frei Sérgio, a ofensiva do capital contra a soberania alimentar coloca novos desafios ao militante social. “Antigamente, os revolucionários usavam boina e fuzil. Hoje o revolucionário tem que andar com uma semente agroecológica no bolso para semear por onde passa”, disse.

Nesse sentido o encontro pretende afirmar que a produção agroecológica tem que ser da nação para a nação, visando a soberania alimentar, a saúde humana e a preservação das sementes crioulas. E a Bionatur é colocada como uma trincheira de produção agroecológica, de luta política e ideológica.

João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST, ressaltou que o modelo do agronegócio é inviável a médio e longo prazo, já que destrói a natureza e é incompatível com a lógica camponesa de produção. 

A associação do agronegócio ao capital financeiro seria antagônico ao modelo de produção familiar, disse Stedile, já que o segundo visa fundamentalmente a alimentação saudável e diferentes modos de existência que fazem contraponto ao lucro capitalista. Por isso a defesa da agroecologia tem que ser feita em todos os espaços.

A Bionatur

A Bionatur, fundada em 1997, é uma organização de agricultores assentados da Reforma Agrária e produtores de sementes de diversas espécies, que inclui hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos, em sistemas de produção de base agroecológica.

O seu principal objetivo é produzir e comercializar sementes agroecológicas que possam ser cultivadas, multiplicadas, conservadas e melhoradas pelos agricultores que as adquirem, expressando seu potencial produtivo e sua capacidade de adaptação aos diferentes sistemas de produção local.

A Bionatur se localiza no próprio Assentamento Roça Nova, e constitui uma rede vinculada ao MST e à Via Campesina, integrando mais de 150 famílias de agricultores que produzem, anualmente, em torno de 20 toneladas de sementes, sendo mais de 80 variedades de diferentes espécies.