fbpx
VISITA NUESTRO
NUEVO SITIO WEB

 

 

 

 

Posts @IPDRS

A agricultura familiar brasileira vem ganhando o mundo com a qualidade de seus produtos. A demanda por orgânicos é crescente e o mercado europeu se destaca como um dos mais importantes. E para facilitar o acesso a esse espaço, o MDA decidiu coordenar uma iniciativa, um projeto, para fortalecer cooperativas e associações, ou redes, de agricultura familiar na oferta e comercialização de seus produtos, com foco no mercado europeu.

Os interessados em participar como possíveis beneficiários do ‘Projeto de Promoção Comercial Internacional da Agricultura Familiar de base agroecológica e orgânica’ tem até o dia 25 de abril para se cadastrarem no site do MDA. A inscrição foi lançada por Chamada Pública, que prevê a identificação de interesse, adesão, habilitação e classificação dos empreendimentos que tenham interesse em participar da iniciativa.

A analista de políticas sociais da Assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial do MDA, Heloísia Fontes, explica que o projeto está em construção e é uma parceria do Ministério com a ApexBrasil. “Este é um projeto piloto, que busca fortalecer as cooperativas para exportar, via assessoria qualificada e estratégia estruturada de inserção no mercado externo. É importante destacar que, com essa ação, estamos visando também à melhoria das cooperativas para atuar no mercado nacional. Uma vez que elas sejam competitivas para atuar no mercado externo elas, necessariamente, estarão bem capacitadas para o mercado doméstico”, afirma.

O projeto em construção faz parte de uma estratégia do MDA para avançar os mecanismos de promoção comercial internacional. O objetivo é inserir os produtos da agricultura familiar brasileira no mercado de orgânicos alemão e, de forma mais abrangente, europeu. “Nesse primeiro momento vamos mapear quais são os empreendimentos habilitados. Com esse mapeamento faremos uma classificação e, em um segundo momento, uma seleção. Queremos estimular cooperativas que têm potencial para exportar ou já exportam e não conseguem se inserir efetivamente no mercado europeu”, destaca Heloísia ao realçar que, a partir das experiências na participação do MDA e expositores na feira BioFach Alemanha, constatou-se que há espaço para uma inserção mais consistente de produtos brasileiros.

Quem pode participar

Os interessados em participar da chamada pública precisam estar organizados em cooperativas, associações ou rede de agricultores familiares, ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Jurídica, certificado de orgânico e já ter exportado alguma vez.

 

Autora: Tássia Navarro (Ascom/MDA)

Artículo original disponible en: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/em-busca-de-novos-mercados