Artículos de opinión

Aporte de las mujeres rurales

Mónica Novillo G.

Domingo, 19 Noviembre 2017

Cuando los extractivismos y la corrupción se encuentran

Eduardo Gudynas

Jueves, 09 Noviembre 2017

Indígenas avasallados por otros indígenas en Bolivia

JOSÉ LUIS BAPTISTA MORALES

Domingo, 29 Octubre 2017

Envíe su artículo

Posts @IPDRS

O Conselho do Povo Terena, organização tradicional de Mato Grosso do Sul, formado por caciques e lideranças de retomada se prepara para a 9º edição da Grande Assembleia Terena, que acontecerá nos dias 15 a 18 de novembro de 2016, na Aldeia Bananal, Terra Indígena Taunay-Ipegue, Mato Grosso do Sul.

Tendo como objetivo geral congregar os caciques, lideranças de retomadas, rezadores, mulheres e a juventude indígena em torno da luta pelo território tradicional, a assembleia irá pautar temas como a educação escolar indígena, sustentabilidade e meio ambiente, saúde nas comunidades e políticas públicas em geral que são afetas as comunidades indígenas.

Durante A Assembleia Terena, acontecerá o “II Encontro de pesquisadores indígenas com suas lideranças” destinado ao estudante, pesquisador e profissional indígena que deseja apresentar para as lideranças sua pesquisa e trabalhos realizados na universidade. De igual modo, o espaço está aberto a pesquisador não-indígena que desejar apresentar trabalho desenvolvido junto à comunidade indígena.

O Conselho do Povo Terena é organização tradicional indígena formado por lideranças indígenas que nos últimos anos fizeram o enfrentamento na luta pela demarcação de terras indígenas. Além das grandes assembleias, o Conselho Terena tem atuado na defesa judicial dos direitos dos povos indígenas.

O Conselho do Povo Terena integra a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB e tem assento na Organização das Nações Unidas – ONU.

Programação

Dia 15/11 – Terça-feira

  • 17:00 hs – Chegada das lideranças

  • 18:00 hs – Janta

  • 19:00 hs – Abertura com a mesa dos Caciques e Lideranças indígenas

Apresentação de rezas e danças tradicional Terena, Guarani Kaiowá, Kinikinau e Kadiwéu

Dia 16/11 – Quarta-feira

  • 8:00 – 11:30 Mesa 1: Territórios Tradicionais

Mesa com as lideranças e representantes da FUNAI, APIB, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Advocacia Geral da União, Procuradoria Especializada da Funai, Ministério da Justiça e Conselho Indigenista Missionário).

  • 13:30 – 17:30 Mesa 2: Sustentabilidade e Meio Ambiente

Mesa destinada a debater a sustentabilidade nas comunidades indígenas e a proteção ao meio ambiente

  • 20 hs – II Encontro de pesquisadores indígenas com suas lideranças

Este encontro destina-se ao estudante, pesquisador e profissional indígena que deseja apresentar para as lideranças sua pesquisa e trabalhos realizados na universidade. De igual modo, o espaço está aberto a pesquisador não indígena que desejar apresentar trabalho desenvolvido junto à comunidade indígena.

Dia 17/11 – Quinta-feira

  • 8:00 – 11:30 Mesa 3: Educação escolar indígena

Mesa das lideranças com os professores, acadêmicos e pesquisadores indígenas

  • 13:30 – 17:30 Mesa 4: Saúde Indígena em Mato Grosso do Sul

Mesa das lideranças com representante da SESAI, CONDISI, conselhos locais de saúde e profissionais da área da saúde.

Dia 18/11 – Sexta-feira

  • 8:00 – 11:30 Mesa 5: Informes da CNPI e Encaminhamentos

Documento Final e encaminhamentos

Encerramento

Encontro de Pesquisadores Indígenas com suas Lideranças

Será realizado no dia 16 de novembro de 2016, dentro da 9º Assembleia do Povo Terena, na Aldeia Bananal – Terra Indígena Taunay-Ipegue, Mato Grosso do Sul.

O espaço está aberto a todo estudante, pesquisador e profissional indígena que deseja apresentar para as lideranças sua pesquisa e trabalhos realizados na universidade. O espaço está aberto também para pesquisador não indígena que desejar apresentar trabalho desenvolvido junto a comunidade indígena.

A apresentação oral terá duração de 10 minutos e poderá ser feita em formato de banner ou slides.

Os trabalhos recebidos serão avaliados por uma comissão de pesquisadores indígenas e organizados por temáticas, a saber: Movimento Indígena e Território; Educação e Antropologia; Saúde e Alimentos; Sustentabilidade e Meio Ambiente. Aqueles que desejarem poderão ainda apresentar relatos de experiência.

Os trabalhos deverão ser enviados em documento Word e poderão ser em forma de texto completo ou resumo expandidos.

Prazo de envio: dia 11 de novembro de 2016.

Endereço para envio: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Obs.: Para as lideranças que não tem acesso a internet, bastará apenas a manifestação oral e a qualquer tempo para ter direito de apresentar seu trabalho ou relato de experiência.

Informações:

Email: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Realização:

Conselho do Povo Terena

Apoio:

Aty Guasu Guarani Kaiowá

Fundação Nacional do Índio – FUNAI

Ministério Público Federal – MPF

Conselho Indigenista Missionário – CIMI

 

Foto e texto: Racismo Ambiental

Artículo disponible en: http://racismoambiental.net.br/?p=224176

Escribir un comentario


Código de seguridad
Refescar